Papo Organizado – Kalinka Carvalho

Nosso Papo Organizado de hoje é com a querida das POs, Kalinka Carvalho

Kalinka Carvalho, tem 31 anos, é casada e vive em Sāo Paulo. É Consultora, Palestrante e Produtora de Conteúdo em Organização. Formada em Publicidade e Propaganda, tem MBA na área de Marketing. Trabalhou durante onze anos na área de eventos e quatro anos na área de marketing e comunicaçāo. Conhecida por ser extremamente organizada, resolveu se especializar e em 2010 se tornou personal organizer. É associada a ANPOP – Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade.

Sempre muito simpática, está presente na maioria dos eventos de organização, com suas selfies divertidas que nos deixam a par de tudo o que está acontecendo  neste meio.

Mas o que a tornou famosa entre as profissionais de organização foram as dicas do seu BLOG,  lá ela também disponibiliza gratuitamente listas e checklists para downloads. 

Segundo kalinka: Seu principal objetivo é ajudar as pessoas a se organizarem tornando sua vida mais prática.

Como começou a carreira de Personal Organizer?

Eu sempre fui uma pessoa organizada, na escola, na universidade e no trabalho. Em 2010 descobri que existia uma profissão, onde você era paga para organizar a casa das pessoas, achei aquilo incrível e resolvi fazer o curso. Depois disso minha vida mudou, aquilo que era um hobbie tornou-se uma missão de vida.

Como é possível hoje conciliar o trabalho de PO com o de mãe (ou dona de casa), empresária e esposa em apenas 24hs?

A palavrinha mágica é organização, uso tudo que aprendi e venho apreendendo para deixar minha vida mais prática. Tudo que ensino aos meus clientes aplico ou apliquei na minha vida. Confesso que ainda nāo sou māe e talvez ainda dê para fazer algumas coisas que nāo conseguiria se tivesse filhos, mas tudo é questão de prioridade. Quando tiver meus filhos minhas prioridades mudarão e tudo bem, sem cobrança, sem estresse, estamos aqui para viver e seremos felizes.

Tem gente que desanima logo nos primeiros momentos da profissão porque as vezes não consegue captar trabalhos. Qual a dica você dá para que essa pessoas não desistam?

Persistência e Autoconfiança. Muitos profissionais desistem pois descobrem que nāo possuem perfil para isso. Ser organizador profissional além de gostar de organizar tem que ser empreendedor. É necessário “organizar” a própria empresa e muitas vezes sozinho. Cuidar das finanças, marketing, comercial, recursos humanos, etc. Dá trabalho! Vejos muitos profissionais fazendo cursos e ficam adiando o trabalho. Meus melhores aprendizados foram em campo, organizado a casa das pessoas, tendo jogo de cintura e criatividade.

Quais nichos você considera importantes na nossa profissão e que devem ser explorados, pois muita gente imagina que estamos restritas apenas a organizar armários e gavetas?

Eu gosto muito de gestão do tempo e produtividade, adoro conhecer novas ferramentas. Somos pessoas diferentes e as vezes o que funciona para mim nāo funciona para você. O organizador profissional pode ajudar nas rotinas, e como administrar melhor seu tempo. E uma área que só tem a crescer é a organização digital, com tanta informação fica difícil definir as prioridades, mas nos podemos ajudar.

A que você atribui o sucesso de uma PO? Não bastam apenas determinação e força de vontade, né?

Sucesso é consequência. E cada profissional tem a sua definiçāo de sucesso, para uns pode ser dinheiro, para outros bens materiais, para mim é reconhecimento pelo meu trabalho. Cada profissional tem personalidade diferente e criam seu modo de trabalhar e isso que faz dele ter sucesso, nāo ser cópia dos outros, ser autêntica, ser você mesmo e dar o melhor de si.

Como você vê nossa profissão daqui há 10 anos?

Espero que muito bem, o mercado vem crescendo muito nos últimos 3 anos, há coisas ruins e boas. Ele é novo e estamos construindo esse mercado. Estou muito feliz por contribuir para o crescimento do mercado. Temos que mostrar para as pessoas que organização é fundamental para uma vida mais plena.

Se você quiser saber mais sobre esta Kalinka Carvalho, pode acompanhar seu trabalho pelas suas redes sociais:

Twitter: @kalinkacarvalho

Facebook: facebook.com/kalinkascarvalho

LinkedIn: bit.ly/pagecompanykalinka

Google +: +KalinkaCarvalho

Pinterest: pinterest.com/kalinkacarvalho

YouTube: youtube.com/kalinkacarvalho

Email: contato@kalinkacarvalho.com.br

Instagram: instagram.com/kalinkacarvalho

Slide Share: slideshare.net/kalinkacarvalho5

Soundcloud: soundcloud.com/kalinka-carvalho-1

 

1 Comentário

  1. Miriam Espinhaço disse:

    Parabéns, Kalinka, você é inspiradora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *