Ideias para se organizar usando postit

Olá, tudo bem? E aí me conta, o que você está achando do novo layout do Maria?

Eu pensei em algo que fosse calmo aos olhos e também gostoso de ler. Agora fica fácil você entender meu trabalho, basta ir na home e clicar nos quadrados abaixo das fotos. Aproveita também para responder o questionário e descobrir se você é desorganizado(a).

Quando contratei um programador para dar uma cara nova aqui, ele me pediu que eu fizesse um mapa do site para que ele entendesse melhor minhas ideias. Provavelmente ele não saiba, mas o que ele me pediu foi algo para organizar sua mente diante de tantas informações que eu havia lhe passado. Então criei um arquivo cheio de quadrados, algo mais ou menos assim:

layout

Você percebe como fica fácil de entender quando a gente organiza as ideias no papel? Ok, não é nada profissional, mas tudo bem, deu pra me fazer entender, aliás, ficou mais claro até para mim.

Se você é uma pessoa muito atarefada, pode utilizar métodos de organização mental simples para facilitar o seu dia, o importante é que estejam à vista para que você não se esqueça de nada. Eu, por exemplo, sou fã de postit aliás, a pessoa que inventou o postit merece todo meu respeito, fala sério, que gênio! Então busquei algumas ideias que irão te ajudar a criar um cantinho de planejamento e deixar seu dia bem mais produtivo:

Um calendário mensal simples servirá para quem não tem tantos compromissos ou metas:

Um calendário mensal é otimo para quem não tem tantos compromissos ou metas a bater.

Foto: Pinterest

Para quem é mais detalhado, existe um método que eu gosto muito: Kanban. Um método de organização criado no Japão que utiliza cartões para indicar o andamento das tarefas baseado num modelo de gestão chamado “Just in Time”É muito simples, você precisará mover os postits quando for concluindo as tarefas:

Kanban

Um modelo mais detalhado e, para mim, um dos melhores, é baseado em outro método de gerenciamento de tempo, o GTD (Getting Things Done) ou Faça Acontecer. Aqui eu fiz uma tabela bem simples, só para você entender. Logo estarei disponibilizando modelos bem legais para download.

Aqui também não tem erro, você deverá escrever suas principais metas da semana e usar os postits para definir o que  Deve ser feito (To Do), o que é Urgente, Importante e o que pode ser resolvido em menos de 5 minutos.

Coloque todas as tarefas no quadro To DO. Resolva primeiro o que pode ser feito rapidamente e depois utilize o calendário para datar as tarefas:

GTD

Não importa qual o método que você irá utilizar, desde que seja fácil e prazeroso trabalhar nele. O que importa é que você consiga ordenar suas ideias a ponto de não se perder mais em compromissos ou na dificuldade de estabelecer e cumprir suas metas.

Organização mental é a chave para uma vida mais produtiva e, consequentemente mais feliz, afinal, quem não quer tempo de sobra para fazer o que gosta ao invés de ficar resolvendo problemas e pendências?

Busque uma solução para transformar sua vida e divirta-se!

Ah, e se achou esta matéria útil, não esquece de curtir e compartilhar

Um grande beijo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *