Dicas sustentáveis para deixar sua casa linda e organizada!!

Há uns dois meses, uma amiga me procurou perguntando se eu não queria dar um workshop no espaço que ela tem lá no Ipiranga (bairro aqui de São Paulo). Ela disse que vinha acompanhando meu blog e gostava muito, porque eu dou dicas de organização sempre com a preocupação de reaproveitar objetos que já temos em casa.

E, de fato, ela tem razão; eu me preocupo mesmo com isso, porque eu sei que objetos organizadores são caros e, se a gente pode organizar com economia, por que não?

O que eu não sabia na época é que este método tinha um nome: Upcycling. Eu achava mesmo, e acredito que você também, que estava apenas reciclando, só que não.

O termo Reciclar a gente já conhece bem. Faz parte do nosso cotidiano separar latas, caixinhas de leite e etc para que eles se transformem em coisas completamente diferentes, como as garrafas pet, por exemplo, que depois do processo de reciclagem podem virar até calças jeans .

Mas e Upcycling, o que é isso?

Aqui no Brasil o termo não tem tradução, alguns utilizam também o termo Upcycled (só pra complicar a nossa cabeça)

Upcycling  significa reaproveitar um material ou objeto sem utilidade transformando em algo de valor. 

A diferença entre Reciclar e Upcycling  ou Re-cycled e Up-Cycled é sutil:

  • Reciclagem (re-cycle) – Trata-se de uma transformação na estrutura e no uso de um material transformando-o em algo totalmente novo (diferente)

  • Upcycle: (up-cycle) – Significa Re-criar* um material, transformando-o e dando à eles novas utilidades

*Não confunda re-criar com o termo reutilizar, ok?

Talvez estes desenhos deixem a ideia mais clara para você:

reciclar upcycled

O Upcycling na Organização

Agora que você entendeu a diferença entre Reciclar e Upcycling, vamos à parte boa, porque conteúdo bom é conteúdo divertido!

E, como eu sei que você, assim como eu, adora uma invenção criativa, nada melhor do que utilizar o método de reaproveitamento de materiais (nosso querido Upcycling) para organizar a casa e ainda economizar.

Saiba: Todos os cômodos podem ter peças aparentemente inúteis mas que, se vistas com outros olhos, podem ser transformadas em lindos organizadores. Bora abrir os armários e a mente!

 Sabe aquele ralador velho? Nada que um pouco de spray e criatividade não resolvam:

ralador

A gente sempre tem pratos e baixelas sobrando. Se você pegar aquele castiçal que você já não usa mais e unir as duas coisas, você pode criar uma fruteira, que pode até ir parar no seu banheiro:

172473860698941471_ZXYc9z5U_f

Uma bandeja que já não serve ninguém pode te ajudar a lembrar dos compromissos:
bandeija
Que tal kit costura de bule?
bule costura

Não escapa nem o blusão de lã! Se você gostou da ideia, clica aqui para aprender a fazer em casa:caixa camisa

Sabe aquela estante que você ama de paixão mas não tem nada a ver com a decoração nova da sua sala? Daí você fica enrolando em se desfazer dela porque foi sua mãe quem deu e, cadê coragem de contar que vai doar a tal?! Sei como é!

Então, ao invés de doar, você pode transformá-la em um móvel de brinquedo, ou outra peça que você esteja precisando. E nem é difícil de fazer:armario fantasia2

E as gavetas também ganham outra utilidade, olha que tudo!gavetas

No dia das mães comentei com uma amiga, que tem um jardim grande, que ela deveria colocar um fogo de chão destes elétricos pra gente sentar em volta e curtir as estrelas. E ela me disse que achou caro demais. Amiga, eu já sei o que fazer com a sua máquina de lavar velha! Ok, não é para organizar, mas a gente também precisa de um calorzinho vai?lareira

Fala a verdade, re-criar objetos não é o máximo? Principalmente porque a gente sabe que, aproveitando o que já temos em casa, não só economizamos, mas também agimos com responsabilidade perante o meio ambiente.

Se você gostou do artigo de hoje, não esqueça de compartilhar com seus amigos, tenho certeza que eles irão te agradecer.

E, para não perder nenhum post meu, aproveita e segue o nosso blog também.

Um beijo enorme e até o próximo post!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *