Dicas Para Diminuir a Ansiedade

Resolvi fazer um curso de mídias digitais e, ao ingressar, me colocaram num grupo de Watzapp. O telefone dava alerta o dia todo, eram mais ou menos quinhentas mensagens a cada duas horas.

Lendo as mensagens, eu fui percebendo que ali havia (e ainda há) uma grande expectativa de todos em assimilar rapidamente as mensagens que chegavam e, ao mesmo tempo, de terminar os módulos do curso.

Confesso que eu mesma, na primeira semana, deixei de lado a minha própria recomendação de fazer uma coisa por vez e mergulhei nestas informações e comentários que chegavam ao mesmo tempo, o tempo todo.

E, juntamente com isso, eu ia estudando o conteúdo do curso. Claro que chegou uma hora que esse excesso de informação (muitas vezes inútil) deu um bug no meu cérebro e eu travei…literalmente.

Foi a primeira vez na vida que eu pensei em desistir de algo e isso já me gerou outra crise de ansiedade, porque eu geralmente acabo  o que começo, simplesmente porque fiz disto um hábito e mudar hábitos não é fácil.

E é sobre esse tipo de ansiedade que eu quero falar com você hoje.ansiedade

Quantas vezes você se pegou fazendo várias coisas ao mesmo tempo e, no final, não conseguiu acabar nenhuma delas?

Quantos projetos você ainda não conseguiu idealizar e foi para a cama com eles pulando na sua cabeça como pipoca?

Quantas noites mal dormidas, por causa do sentimento de incapacidade que te rodeia por não ter cumprido o que você mesmo determinou?

Esse aperto no peito, essa irritação, este sentimento de frustração gera o que eu chamo de Desorganização Mental (olha eu outra vez com esse termo) e esta desordem é uma das grandes causas da ANSIEDADE.

Assim como você, eu passo por isto sempre que saio do foco, como aconteceu quando entrei no curso de mídias digitais. Mas eu parei e reavaliei todos os meus passos, afinal, todos os dias eu prego este ensinamento: Para ter qualidade de vida é preciso organizar a mente.

 E foi o que eu fiz.

Primeiro, eu voltei ao foco: Aprender sobre mídias digitais.

Segundo, eu refiz meu plano de metas em cima deste objetivo (Se você não sabe fazer um planejamento, clica aqui).

Minha primeira tarefa: colocar o grupo no silencioso e determinar dois horários por dia para entrar, ler o que é relevante e depois apagar para não encher a memória do celular.

Com meu planejamento estratégico novamente elaborado, minhas ideias se organizaram, meu coração até ficou mais calmo, mas ainda faltava algo, cuidar do meu interior que, pra falar a verdade, andava meio de escanteio.

E o que fiz me devolveu uma tranquilidade que há tempos não sentia e eu quero que você se sinta assim também, por isso compartilho com você estas dicas para acabar de vez com a sua ansiedade:

  1. Tenha tempo para vocêamigos

Reserve nem que sejam quinze minutos do seu dia para relaxar e não pensar em nada. Pode ser aquela pausa para o cafezinho (seu cérebro agradece).

  1. Aprenda a relaxar o corpo

Quando estamos tensos, o corpo todo se contrai e, logo você começa a sentir dores, principalmente nos ombros e nas costas. Crie o hábito de se alongar durante o trabalho e de fazer exercícios ao menos três vezes por semana.

  1. Peça ajuda.ajuda

Sempre tem alguém disposto a compartilhar conhecimento e te ensinar muito mais do que você imagina.

  1. Converse com quem te faz bem.

Sempre que estou chateada ligo para a minha tia engraçada. Ela não sabe, mas tem a capacidade de mudar o meu dia para melhor.

5.Sorria

Sorrir reduz o stress, diminui a ansiedade e, se tiver alguém do seu lado, vai acabar sorrindo também.sorria

Antes de qualquer coisa, aprenda mais sobre si mesmo, avalie-se, pergunte-se: O que te faz feliz? E corra atrás desta felicidade. Divirta-se!!

 

 

 

4 Comentários

  1. Aline Terra disse:

    Muito Obrigada pelas dicas. Relamente a ansiedade causa depressão. Isso sem dúvida é o mau do século. Obrigada. Bjos..

  2. Aline Terra disse:

    Muito Obrigada pelas dicas. Realmente a ansiedade causa depressão. Isso sem dúvida é o mau do século. Obrigada. Bjos..

    • Débora disse:

      Olá Aline!!

      Fico grata em poder ajudar, espero que você tenha um dia iluminado!
      Seja sempre bem vinda ao blog e aproveite para compartilhar com seus amigos, vai que tem mais algum ansioso por aí! Rs
      Beijo grande e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *