Como organizar seus utensílios em cozinhas pequenas

Como organizar seus utensílios em cozinhas pequenas

Como organizar seus utensílios em cozinhas pequenas

Olá, no mês de janeiro saiu uma matéria sobre como organizar cozinhas pequenas na revista Decorar Mais Por Menos, ed.61, cuja consultoria foi dada por esta blogueira aqui (tô me achando!).
Se eu fosse você, corria nas bancas e comprava o exemplar para ler a matéria completa que está um espetáculo! Mas, se você não conseguir achar, não tem problema, eu compartilho com você tudo o que eu disse por lá, aproveite!
Cozinhas pequenas exigem soluções práticas e, nessas horas, ocupar as paredes pode ser uma grande sacada. Prateleiras, nichos e barras ajudam a compor o ambiente. Por isso é importante escolher utensílios fáceis de limpar, como potes de vidro, ótimos para armazenar alimentos perecíveis. Mas, objetos à vista exigem maior cuidado, principalmente quanto à limpeza, pois ficam expostos à poeira e à gordura. Então, prefira os lisos que acumulam menos sujeira.
Para liberar o espaço na despensa, balcão e pia, de uma vez só, sugiro usar prateleiras com ganchos:
ganchos cozinha

As barras são extremamente úteis para quem tem pouco espaço, pois acomodam desde o escorredor até o papel toalha, liberando a pia e o balcão. Inclusive, existem porta utensílios que acomodam todas as colheres. Ou ainda você pode usar ganchos e pendurar cestinhas, o que ocupa menos espaço do que pendurar uma colher em cada gancho:
suporte utensílios cozinha

Outra solução para cozinhas pequenas é o painel de Eucatex perfurado:

painel furado

A desvantagem deste painel na cozinha é que acumula gordura e poeira com mais facilidade, exigindo uma limpeza mais frequente.

SE HOUVER UMA BANCADA:
Se a bancada tiver espaço, mesmo que pequeno, você pode acomodar as conchas, escumadeiras e colheres grandes (de bambu, silicone, etc) dentro de um pote que poderá ser até mesmo um vidro grande de conserva. Prefira potes de vidro, louça ou inox, pois não pegam cheiro com facilidade:

foto4

# Mas lembre-se: É importante secar bem as peças antes de devolvê-las ao pote para não criarem mofo.
Já, se a bancada for pequena, uma solução prática e econômica é usar ganchos adesivos nas paredes:
Gancho paredegancho parede simples
#A bancada deve conter apenas o que é usado frequentemente, assim fica mais fácil manter a organização e a limpeza.
#Os utensílios expostos devem ser lavados uma vez por semana, mesmo que não usados.
#Qualquer utensílio pode ficar exposto, apenas objetos cortantes como facas devem ficar protegidos, longe do alcance das crianças.
#Para higienizar as colheres, basta lavá-las com detergente e água morna e depois deixá-las de molho numa solução de água e vinagre (poções iguais) por cinco minutos.
Se você gostou desta dica, compartilhe!

Ou, se você precisa de ajuda na organização da sua casa, deixe um comentário que eu retorno pra você!
Beijo grande e até a próxima!

4 Comentários

  1. Alessandra disse:

    Amei as dicas maravilhosas qual é seu blog?

  2. Olá querida eu até tenho gancho, mas o problema é que em dias quentes eles caem. .principalmente de madrugada assustando a todos.

    • Olá Rosana!!!
      Obrigada por participar do blog!!
      Você já tentou colar com fita dupla face? A da 3M é muito boa!
      Antes de colar, limpe bem a parede para tirar qualquer resquício de oleosidade ou sujeira, ok?
      A verdade é que, por mais aderente que seja, o adesivo, principalmete na cozinha, mais cedo ou mais tarde perde a cola, então é algo que você acaba tendo que trocar de vez em quando.
      Se for possível,, eu sugiro que você coloque uma barra, assim não tem mais o risco de assustar ninguém no meio da noite. 🙂
      Beijo grande!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *