6 Dicas para manter sua sala organizada

6 Dicas para manter sua sala organizada

Quem tem crianças em casa, sabe o quanto é difícil manter a ordem. Mas, como eu sempre digo, nada que uma pitada de criatividade, um pouco de força de vontade e muita disciplina não consigam resolver.

E quando o assunto é a ordem na sala então, tem gente que chega a ter arrepios! É brinquedo prum lado, sapato pro outro, salgadinho no sofá, mais parece uma cena de horror. Eu ein! Aqui em casa não é assim não, e olha que a Mariah (4) é da pá virada, daquelas que assiste desenho no sofá de cabeça para baixo. Vai entender essas crianças!

Mas, para manter a ordem, eu precisei desenvolver na família toda (tô dentro) alguns hábitos de organização. Disciplina minha gente, é isso aí!! E dá certo viu? Tão certo que eu aposto uma jujuba que, se você colocar em prática estas seis dicas, sua casa nunca mais vai parecer com a casa dos Simpsons, prometo!

  1. Você é o exemplo, se não quer que seu filho coma no sofá, também não o faça. Além do que, sentar à mesa e contar as novidades do dia é muito mais divertido e deveria ser um hábito de todos. Principalmente nos dias de hoje, onde o tempo em família é cada vez mais curto:familia jantando
  2. Se ele riscar a parede ou o sofá, uma solução é fazê-lo limpar a sujeira (utilize esponjas mágicas), na terceira vez que ele tiver que limpar, não vai mais achar graça em riscar as paredes. isso vale também para outras artes que seu pequeno artista aprontar:

riscando

  1. Brinquedos espalhados: se seu filho costuma brincar na sala, delimite o espaço e, assim que perceber que ele perdeu o interesse, faça-o guardar os brinquedos. Não permita que ele saia da sala sem guardá-los. Você pode usar um tapete de EVA, por exemplo, mas, por favor, não decore sua sala com ele, escolha um canto apenas e não a frente toda do sofá! Seu pequeno precisa entender que a sala não é só dele. Respeite seu espaço, para que ele o respeite também:tapete EVA
  2. Deixe um cesto de bagunça na entrada do corredor e o ensine à colocar os objetos esquecidos ali (cestinho da bagunça), não acumule, guarde tudo no final do dia. Aliás, essa dica vale para a família toda, viu? Aqui, até a baguça tem lugar certo!

cesto

  1. Se a sala é o espaço que você tem para seu filho brincar, recomendo usar uma capa no sofá, assim voc~e pode lavar sempre que precisar. Mas isto não quer dizer que é permitido subir de sapatos, comer, pular, rabiscar…

capa

  1. Mantenha os objetos de decoração. Depois dos dois anos, não há mais necessidade de tirar os objetos que você tanto gosta da sala. Seu filho já entende o não e, sob sua supervisão, entenderá que seu vaso de cristal não é uma bola.

familia brincando sala

Ao contrário do que muita gente pensa, manter a casa organizada não é algo nem difícil, nem estressante. Basta que você crie hábitos, e isso a gente só adquire praticando.

Aproveite seu tempo livre lendo um livro ou brincando com seus filhos. Organize-se, porque pessoas organizadas passam menos tempo arrumando ou procurando coisas e, por isso são mais felizes!

Muitos beijos e até a próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *